|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CARLOS HEITOR CONY
O mapa da mina
RIO DE JANEIRO - Leio nas folhas que o ministro da Educação está desagradando ao governo porque aconselhou os estudantes a fazer passeatas contra a falta de verbas para a
sua pasta. Aparentemente, parece
uma quebra de fidelidade do ministro, que deveria seguir a suspeita austeridade que lhe determinaram, dando à educação as migalhas que sobram do dinheiro destinado a pagar
os juros da agiotagem internacional.
Antes de ser ministro, Cristovam
Buarque é petista. Repetindo a antológica frase de Eduardo Portella, ninguém é ministro. Alguns, em alguns
instantes, estão ministros. Todos sabemos, com mais ou menos detalhes,
que o diferencial mais eficiente do PT
em termos de doutrinação das massas é a mobilização das bases, a destemida militância que o partido herdou e, pelo caminho, foi herdando
dos movimentos mais populares.
E a "finest hour" dessa militância
sempre foi a concentração, a passeata, as palavras de ordem. Nas praças
e nas ruas, o PT cresceu, impôs-se como partido de massa, conquistou
pau a pau tudo, até a Presidência da
República.
O método deve ser bom, tanto que
foi usado não apenas pelo PT mas
por diversos partidos no mundo inteiro, com bons resultados. Nada de
mais, portanto, que um ministro que
conhece o mapa do tesouro, o segredo
da caverna onde se esconde o tesouro
do bem público, convoque os estudantes para o "abre-te, Sésamo" que
fazia a fortuna de Ali Babá e seus 40
companheiros.
Se isso desagradou a alguns personagens do Planalto, que sempre usaram o mesmo processo para acessar a
mesmíssima caverna, a culpa não é
do ministro.
Ele emprega, para o bem da sua
pasta, a mesma fórmula redentora
que levou ao poder a atual nomenclatura. A educação é a prioridade de
qualquer país que tenha o déficit que
mantemos. Para acabar com esse
rombo estrutural, qualquer outro déficit deve ser considerado lucro.
Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Giro internacional Próximo Texto: Roberto Mangabeira Unger: Virada no mundo? Índice
|