São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Apenas um ser humano

SÃO PAULO - Quando era correspondente da Folha na Argentina, havia um programa humorístico na TV chamado "Semanário Insólito".
Um dos quadros consistia em mandar um falso repórter às ruas para fazer as perguntas mais estapafúrdias (esquema que deve ter sido copiado de outro país).
Perguntas do tipo: "O que o sr. acha das chances de Menem no segundo turno contra Lula?".
Não havia um santo capaz de dizer que Menem e Lula jamais poderiam estar juntos no primeiro, no segundo ou no terceiro turno. Ao contrário, sempre havia respostas brilhantes, delírio à parte.
Nesta campanha eleitoral, o "Semanário Insólito" me veio à cabeça uma e outra vez, mais do que em eleições anteriores. Não há um só candidato (ao governo do Estado ou à Presidência da República) capaz de admitir o óbvio: é impossível dominar todos os assuntos, da taxa de juros à segurança pública, da transposição do rio São Francisco à Alca, da saúde à ciência e à tecnologia.
Cria-se, portanto, uma farsa em cumplicidade com o eleitor. Eles fingem que sabem tudo sobre tudo e a gente finge que acredita que eles de fato sabem.
Fico com a enorme curiosidade de saber que efeito teria no eleitorado se Lula respondesse assim à "pegadinha" de Anthony Garotinho no debate final na Rede Globo sobre a tal Cide (Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico): "Veja bem, Garotinho, estamos disputando a Presidência, não um concurso para fiscal de rendas".
Se tivesse que decidir meu voto por esse quesito apenas, ele seria do candidato que tivesse a franqueza de admitir que não sabe algo sobre um dado assunto.
Seria o mais próximo a um ser humano que chegaria alguém desse conjunto de personalidades que posam sempre de oniscientes.


Texto Anterior: Editoriais: IMPASSE VENEZUELANO

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: A primeira crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.