São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NELSON MOTTA

Eles e nós

RIO DE JANEIRO - No início, confesso que tive inveja dos repórteres políticos que estavam no olho do furacão, no teatro de operações de uma guerra de quadrilhas, escrevendo a história -e que história! Mas agora, com o tédio das torpezas repetidas "ad nauseam", com a náusea das mentiras e dos acordos sórdidos, com a sensação amarga de que apenas algumas cassações de mandato -e nada mais- punirão os integrantes da maior quadrilha de que se tem notícia na história do país, sinto pena desses colegas. Seria justo que recebessem um adicional de insalubridade em seus salários.
Há que ter estômago para conversar diariamente com esses personagens abjetos, com seus ternos e cabelos lustrosos, suas gravatas e suas caras medonhas, fingir que aceita seus argumentos, fazer cara de quem acredita em suas respostas, ouvir um saco de mentiras para extrair um sacolé de verdade. Vida dura, merecem nosso respeito e gratidão.
Políticos, com todo respeito aos raros que merecem, desenvolvem uma couraça que os faz absorver e refratar as piores ofensas que recebem, pode-se xingá-los de tudo, eles não ligam, não ficam com vergonha, esquecem. Esta duvidosa qualidade os permite "perdoar" sempre e a todos com um sorriso magnânimo estilo Maluf. Eles querem o seu voto. Vocês sabem para quê.
Como sabem que o PT nunca vai pagar ao Banco Rural e ao BMG e muito menos a Marcos Valério os R$ 55 milhões que gastou em seu projeto de poder. E tudo vai dar em nada, alguém tem dúvida?
Todos os partidos, principalmente o PT, atribuíram ao sistema eleitoral a culpa pelos desvios nos financiamentos de campanhas, o caixa dois e o "mensalão". E não moveram uma palha para transformá-lo. E ainda vamos ter de ouvir essa gente nos dizendo "verdades" no horário eleitoral "gratuito", que, na verdade, é pago com dinheiro público.


Texto Anterior: Brasília - Valdo Cruz: Avançou, mas não chegou lá
Próximo Texto: José Sarney: O menino Jesus de minha aldeia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.