UOL




São Paulo, segunda-feira, 24 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA EM QUEDA

A redução do número de paulistanos assassinados no ano passado em relação ao anterior é animadora. Em 2001, 5.989 moradores da cidade de São Paulo foram vítimas de homicídio; em 2002, esse total caiu para 5.421 -uma diminuição de 9,4%. Considerando-se o crescimento da população, a queda foi ainda maior -superior a 10,3%.
É a primeira diminuição em números absolutos desde 1997, quando 4.807 pessoas foram mortas na cidade de São Paulo. Os homicídios aumentaram acentuadamente no biênio seguinte e depois se estabilizaram: em 2000 e em 2001, houve uma pequena elevação da quantidade total de mortes, mas um leve decréscimo considerando-se a população. Ainda é cedo para dizer que a tendência de aumento foi revertida, mas os dados são alentadores.
É sempre difícil encontrar as razões de uma mudança, mas alguns fatos devem ser lembrados. As quedas mais acentuadas ocorreram em distritos carentes, que têm sido o foco dos programas sociais da prefeitura (como o Renda Mínima), o que é um sinal de que tais iniciativas contribuíram em alguma medida para conter a violência. Além disso, a periferia tem sido objeto de uma presença mais contínua da polícia, que tem contribuído para inibir as agressões.
Isso, é claro, não explica tudo, até porque o número de mortes cresceu um pouco em outros bairros desfavorecidos, o que indica que ainda há muito a ser feito. Segundo o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade do município, Márcio Pochmann, a elevação "mostra que não adianta só fazer programas sociais. Tem de haver políticas de habitação, educação, lazer e segurança".
Esse parece ser o caminho certo. Os programas sociais são necessários para atenuar as carências materiais da população mais pobre, mas não são suficientes para conter a violência urbana. Para tanto é preciso, sem descuidar da atenção à segurança, ampliar o acesso da maioria dos paulistanos aos serviços públicos.


Texto Anterior: Editoriais: AMÉRICA LATINA
Próximo Texto: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Dinheiro sujo e outras sujeiras
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.