São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCELO BERABA

O PT e a eleição no Rio

RIO DE JANEIRO - A saída de Benedita da Silva do ministério Lula é bom ou ruim para as pretensões do PT do Rio nas eleições municipais?
A permanência dela no ministério era um problema para o governo, seja pelas deficiências gerenciais, seja por episódios como o da viagem a Buenos Aires. Sua saída, portanto, extingue uma fonte de desgaste e permite ao governo se recompor para apresentar resultados na área social que poderão beneficiar todos os candidatos a prefeito do partido.
Mas, para os eleitores do Rio, a repercussão imediata deve ser outra, bem desfavorável ao PT. Não exatamente pela saída de Benedita, mas pela exclusão do único político petista do Rio no ministério.
Das duas, uma: ou o governo Lula não tem interesse em que o PT carioca tenha representação no primeiro escalão da administração federal ou esse PT não tem o que oferecer. Nas duas hipóteses, fica claro que a legenda no Rio não tem importância para o projeto nacional do partido.
O PT está colhendo o que plantou nos últimos dez anos. A saída de Benedita enfraquece ainda mais os dois únicos nomes que restaram ao partido na cidade depois de várias intervenções e ações desmobilizadoras: a própria ex-ministra e Jorge Bittar, o candidato a prefeito.
A falta de interesse ou de preocupação do PT nacional com o PT carioca pode ser uma indicação de que já não tem nenhuma ilusão em relação às suas chances eleitorais.
Se a votação fosse hoje, o prefeito Cesar Maia provavelmente seria reeleito no primeiro turno e, de acordo com os dados do Datafolha, com um apoio decisivo dos que consideram o governo Lula bom ou ótimo.
O marqueteiro Nizan Guanaes, já contratado para a campanha de Bittar, terá de operar milagres. Seus problemas, que já eram muitos, agora estão agravados com mais essas provas de desprestígio do partido no Rio.



Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: A reforma de Lula
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: A grande São Paulo e o bom amigo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.