São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Do sonho ao malufismo

SÃO PAULO - Está crescentemente desiludido o pessoal que achava que, com o PT no poder, se tornaria mais próximo o "outro mundo possível" com que sonhava.
Exemplo mais recente -e mais contundente- é dado por Cândido Grzybowski, sociólogo, um dos grandes animadores do Fórum Social Mundial (o ninho do "outro mundo é possível") e diretor-executivo do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, a ONG do Betinho, o grande profeta de um outro tipo de mundo).
Em artigo para o número de agosto/setembro de "Democracia Viva", a revista do Ibase, Grzybowski não consegue conter o espanto com a perspectiva de ter sido em vão toda a luta "contra um arcabouço de políticas econômicas" que ele define como "liberalismo submisso".
Depois, constata: "Definitivamente, não estamos diante de um novo modo de fazer política, com um governo petista trazendo ao centro do poder sua experiência participativa e renovadora da política".
Lamenta, em seguida, que, "quando parecíamos avançar, superando o retrocesso que domina a política brasileira desde sempre, acabamos nós mesmos encurralados. Que sina" (com ponto de exclamação).
Diz ainda que o PT fez "engenharia genética" para se aliar a certas forças políticas, e lamenta: "Parece que o transgênico político vingou e vem transformando o petismo".
O sociólogo pede aos sonhadores que ganhem de novo as ruas e lutem por uma "democracia radical, que (busque) todos os direitos humanos para todas e todos".
Se o apelo for atendido, os sonhadores correm o risco de topar com o PT transgênico que se exibiu anteontem nas ruas da zona sul de São Paulo, repetindo práticas que seu novo aliado, o malufismo, utilizara na Freguesia do Ó, anos atrás, quando o PT ainda não fizera reengenharia para incorporar intimidação a soldo.


Texto Anterior: Editoriais: TORCIDA ÚNICA
Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Decantação partidária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.