São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

A dor de cada um

RIO DE JANEIRO - Creio que Antônio Olinto é o autor mais abrangente de nossa literatura -ia dizer prolífico, mas não gosto da palavra. Ele se expressa, sempre à vontade, no romance, na poesia, no conto, no ensaio, na crítica e até mesmo na reportagem, pois tem anos de estrada na imprensa brasileira.
Durante anos, manteve a coluna literária mais influente do seu tempo, quando teve a oportunidade de saudar os escritores que surgiram nos anos 50, entre os quais Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
Contudo sua pole-position é o romance. Autor de uma trilogia famosa sobre coisas e gentes africanas, romances que foram traduzidos em quase todas as línguas que importam, ele sabe contar uma história, criar um tipo, evocar uma paisagem ou uma situação.
""A dor de cada um" é um livro temático proposto por uma editora que lançará uma série de romances em que a personagem principal é uma profissional da saúde. No caso, uma enfermeira.
Ela tem a mesma origem que encontramos em outros textos de ficção do autor: aquela zona de Minas Gerais, vizinha a Juiz de Fora, que inclui a terra natal de Olinto, a Ubá cujo cinema era de seu pai.
Dotada de uma qualidade que poderia ser chamada de ""dom", ela não vê a doença nos outros, mas a sente -e seu sucesso como enfermeira a torna um ícone no setor.
Introspectiva, de quando em quando ela se retira para a solidão de sua cidadezinha provinciana e pensa. Desde menina, ela via que uma paineira, junto ao rio, andava alguns centímetros por ano. Torna-se escritora -e aqui me detenho, para não prejudicar o leitor antecipando a história. Seu novo romance é a história da dor de cada um, da dor que pode ser de todos, mas que será sempre mitigada pela dedicação de pessoas sensíveis que aprenderam a olhar e descobrem que as árvores andam.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Se colar, colou
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: Factóides
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.