São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O teorema Serra

SÃO PAULO - Enquanto foi parlamentar, Cesar Maia, hoje prefeito do Rio pelo PFL, sempre me pareceu um bom analista político. Até porque tinha (ou tem ainda) a rara qualidade de enviesar pouco as suas análises para adaptá-las a seus interesses político-eleitorais.
Depois que se fixou no Rio, falamos muito pouco. Não sei se perdeu a capacidade analítica ou não. Ainda assim, vou me arriscar a desafiar suas reiteradas afirmações de que José Serra (PSDB) vai desistir em favor de Roseana Sarney (PFL), que, sempre segundo o prefeito, estará em breve consolidada como candidata.
É possível, claro, mas a pesquisa Datafolha de domingo começa a sugerir o inverso. Por partes.
1 - Roseana não foi lançada candidata para valer, originalmente. Cumpria dois objetivos não-excludentes: melhorar as condições de negociação do PFL com o PSDB e testar uma candidatura que pudesse derrotar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cuja vitória continua sendo um pesadelo para os esquemas de poder tradicionais (a rigor, seculares).
2 - Um marketing eficiente fez com que Roseana preenchesse ambas as condições mais rapidamente do que seria razoável esperar.
3 - Mas a mais recente pesquisa do Datafolha insinua que Serra também pode preencher a condição de vencedor de Lula, o que é, afinal de contas, o interesse maior da coligação ora no poder e de seus apoiadores no mundo empresarial.
4 - Não compro a tese de que Roseana é um Collor de saias, mas, assim mesmo, parece evidente que o histórico de Serra oferece mais garantias como gestor, se eleito, do que o da governadora maranhense.
É claro que a concretização desse teorema depende de um novo avanço de Serra nas próximas pesquisas. Mas ele se tornou pelo menos possível. Resta ver se, mais adiante, se tornará provável.


Texto Anterior: Editorias: EXEMPLO ALENTADOR

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Abra o olho!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.