UOL




São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Não é ameaça; é despautério

SÃO PAULO - Era previsível que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desmentisse a interpretação de que estava atropelando Legislativo e Judiciário ao perpetrar a seguinte frase:
"Pode ficar certo de que não tem chuva, não tem geada, não tem terremoto, não tem cara feia, não tem Congresso Nacional, não tem Poder Judiciário -só Deus será capaz de impedir esse país de ocupar o lugar de destaque que ele nunca deveria ter deixado de ocupar".
Embora a interpretação de ameaça fosse perfeitamente cabível, eu prefiro acreditar no desmentido de Lula. Bem examinada, a frase não é mesmo uma ameaça. É apenas um despautério -do começo ao fim.
Ponhamos lupa na frase: que diabos tem Deus a ver com o lugar de destaque do Brasil? Como cristão que é, Lula deveria saber que Deus é o Pai de todos, brasileiros inclusive, e quer o bem de todos os seus filhos.
Aposto que Deus deve estar arrependidíssimo de ser Pai também dos brasileiros, mas agora é tarde para voltar atrás. Azar Dele.
Um pouco mais de lupa e verifica-se que o fim da frase é uma tolice rematada: o Brasil jamais ocupou lugar de destaque; logo não pode ter deixado de ocupá-lo, ao contrário do que imagina o presidente.
Citar o "grande destino" que aguarda a pátria amada, o "posto de destaque entre as nações do planeta" ou muletas retóricas do mesmo calibre é costumeiro em discursos de autoridades. Mas é apenas retórica de mau orador.
O PT sempre teve, entre seus quadros, jornalistas brilhantes, acadêmicos de primeira linha, autores de textos primorosos. Será que não dá para contratar um deles para preparar os discursos de Lula?
Ou, ao menos, pôr no Palácio alguém que tenha a coragem de dizer ao presidente: "Companheiro, vamos parar com os despautérios e começar de fato a governar?".


Texto Anterior: Editoriais: FED, JUROS E RISCOS

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: "Tempo de plantar, tempo de colher'
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.