UOL




São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Os náufragos do PT

RIO DE JANEIRO - A imagem é calhorda mas apropriada: os radicais do PT, que estão fazendo marola e aborrecendo a cúpula partidária, formam a ponta de um perigoso iceberg, que ameaça a navegação do colosso lançado ao mar pelas eleições do ano passado.
Basta andar daqui para ali, visitar algumas cidades e Estados, e percebe-se o pasmo, misturado já com certa revolta, dos que acreditavam que haveria alguma coisa de novo sob o sol e em cima da Terra.
Bem verdade que a exaltação foi mal informada e bastante exagerada. Caindo na realidade, os petistas de carteirinha começam a ficar inquietos, e, mais do que eles, os que não eram do PT, mas torciam pelo PT, como uma espécie de vingança contra a política nacional tal como vem sendo exercida desde a chegada de Cabral.
Já citei há tempos um filme da dupla o Gordo e Magro em que eles, após fracassos e embrulhadas, tomam posse de uma ilha deserta. Tudo ali será deles. O Gordo, sempre mais afoito, bate no próprio peito com força e declara: "Eu serei o rei!". Com a cara desconsolada de sempre, o Magro pergunta o que ele será. O Gordo espeta o fura-bolos no peito do Magro e diz: "Você será o povo!".
Não sei por que acho que a atual situação dentro do PT é parecida com essa cena, sendo o Gordo o grupo que está no poder e o Magro as bases, a famosa militância sem a qual o PT não seria o que é.
Leonel Brizola disse certa vez que Lula era um sapo barbudo. Barbudo o presidente continua, mas deixou de ser sapo há muito tempo e, se não chegou ainda a príncipe, a culpa não é dele. Outro dia, um amigo confessou que temia o que Lula faria com o Brasil. Alguém retrucou: ele temia o que o Brasil podia fazer com Lula.
Não há nenhuma ameaça à estabilidade do presidente e da Constituição. Mas há náufragos demais boiando em torno do colosso.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: "Tempo de plantar, tempo de colher'
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: O que querem as crianças
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.