São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

De pontes e dinamites

BRASÍLIA - Fechar a eleição presidencial no primeiro turno tem vantagens e desvantagens políticas. A principal vantagem: a chance de manter as pontes entre PSDB e PT para o novo governo. A principal desvantagem: a falta de uma boa e saudável reacomodação dos partidos em blocos.
Lula admite tucanos em seu governo, e não é só da boca para fora. Os dois partidos disputam na prática, mas têm pontos de convergência. O PSDB quer o PT numa eventual vitória de Serra. E o PT precisa do PSDB numa possível vitória de Lula. Mesmo que não institucionalmente.
As pontes entre PSDB e PT vêm sendo construídas ao longo da campanha, com a participação direta de FHC. Os programas de Serra considerados agressivos pelo PT tiveram o poder de estremecê-las, mas não o de dinamitá-las -ainda, pelo menos.
A grande ameaça é o segundo turno. Agora, não convém ao PT revidar os ataques, e o PSDB recuou, mas um segundo turno é zero a zero e cara a cara. As condições são iguais, os tempos de TV também, não dá para o PT fingir que não é com ele. Daí a uma guerra é um passo. Depois, não há governo do PT que suporte o PSDB. E vice-versa.
A grande desvantagem de não haver segundo turno é não haver, simultaneamente, a chance e a circunstância para a reaglutinação das forças políticas. O segundo turno é justamente para isso: para os partidos e para os políticos se reacomodarem em grandes blocos que vão disputar a condição de situação ou de oposição ao novo governo.
É conveniente para os vitoriosos e necessária para os derrotados. No caso do PFL, em que cada cacique foi para um lado, a torto e a direito, é fundamental. Nos outros também. De tudo isso vai depender a personalidade e as chances do governo.
E se o segundo turno for entre Lula e Garotinho? Bem, aí já é uma outra história. E que história...



Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Lula, FHC e a transição
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: As grandes palavras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.