São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

As grandes palavras

RIO DE JANEIRO - Foi difícil descobrir aquele rosto. Estava escondido por outros rostos, muita gente entre os dois, a cerimônia era solene e longa, nem ele, nem ela podiam se mexer, sair do lugar. Mas, de repente, uma certeza: "Deve ser ela! Só pode ser ela!".
E se não fosse? Faria sentido a insistência com que ele a olhava, desprezando tudo em redor, o ambiente austero, a austeridade de tudo, ali só importavam as coisas nobres, os vôos mais altos da inteligência humana, e ele perdido no lamaçal do desejo, é ela!, é ela!, só pode ser ela, aqueles olhos escuros, aquele cabelo negro, aquele rosto pálido que ele, pela primeira vez, encarava, cruamente, sem dar bola para tudo o mais.
Piorando a coisa, aumentando a tensão, volta e meia ela também olhava para ele, um olhar amigo e leal, talvez lisonjeado, talvez ofendido pela obsessão, pela gula com que era olhada.
Não havia passado entre os dois. Talvez curiosidade, encontros ligeiros, superficiais, amigos comuns, profissões mais ou menos comuns, nunca tiveram tempo para conversas, nunca ficaram sozinhos, podendo dizer ou engolir as Grandes Palavras que talvez nunca fossem ditas.
Daí que ele aproveitou o silêncio aberto entre os dois, o silêncio austero da cerimônia austera, em que somente um orador falava, e todos ouviam.
Olhou-a como nunca a olhara antes, como nunca olhara ninguém, que o mundo se danasse, que todos se danassem, a começar pela cerimônia que o entediava.
Parece que ela percebeu. Mas não podia fazer nada, houve um momento em que aceitou aquele olhar e também olhou para ele. Ao contrário de Adão e Eva, que se descobriram nus após a maçã, eles não se descobriram, apenas se olharam, um pouco surpreendidos, quem diria, tudo pode acontecer. E como seria bom se realmente acontecesse. (trecho de um romance em preparo.)


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: De pontes e dinamites
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: Memória do "impeachment"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.