UOL




São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCELO BERABA

A imagem do governo

RIO DE JANEIRO - O governo Lula se comunica mal. Foi o que disseram nos últimos dias duas respeitadas autoridades, o ministro da Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, e seu assessor especial, Bernardo Kucinski. Os dois estão de acordo quanto a faltar coordenação entre os setores que cuidam da política de comunicação. É preciso "pôr ordem na casa", resume Kucinski.
O diagnóstico dos dois é o mesmo, mas as receitas que imaginam para a elaboração de uma estratégia para a área curiosamente diferem.
Kucinski voltou dos Estados Unidos com a idéia reforçada de construir uma política com base em três pontos: a unificação do comando da comunicação (hoje disperso em três estruturas distintas, o ministério, a assessoria da Presidência e o porta-voz), a institucionalização e profissionalização do relacionamento do governo com a mídia e, por fim, a adoção do princípio republicano da prestação de contas.
No balanço que fez para a Folha de sua viagem, Kucinski ressaltou que uma grande diferença dos EUA para o Brasil é que lá o governo se comunica com seus cidadãos através dos meios de comunicação, e não da propaganda. "Eles nem sabem o que é propaganda institucional".
É nesse ponto que Kucinski parece se distanciar do ministro. Ao delegar ao publicitário Duda Mendonça o papel de consultor oficial e executor da política de propaganda do governo, Gushiken dá ênfase a um aspecto da comunicação que Kucinski questiona, o da publicidade. A preocupação principal de um parece ser com a circulação de informações; a do outro, com a imagem do governo.
Um governo pode obter uma avaliação positiva por vários caminhos. O menos consistente tem sido o da autopromoção e do uso abusivo das ferramentas da publicidade.
O debate é bom e não se resume a esses pontos.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Uma no cravo, outra na ferradura
Próximo Texto: José Sarney: MST e transgênicos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.