UOL




São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Lula, Mercosul e os árabes

BRASÍLIA - Lula visitará cinco países árabes na semana que vem. De todas as viagens presidenciais, será uma das mais simbólicas sobre a linha petista adotada na política externa.
Além de levar uma equipe de ministros de peso, Lula decidiu convidar Eduardo Duhalde, que preside o Mercosul e presidiu a Argentina até recentemente.
Até onde a vista alcança, é inédito um presidente brasileiro convidar um colega argentino -tudo foi previamente combinado com Néstor Kirchner- para um passeio internacional, cujo objetivo principal é estimular o comércio.
A idéia é aprofundar o fortalecimento político do Mercosul. Também fica evidente que a relação entre Brasil e Argentina nunca foi tão próxima. Duhalde foi convidado pessoalmente por Lula, na semana passada, quando esteve em Brasília. Falam-se com frequência ao telefone.
Além de Duhalde, acompanharão Lula os ministros Antonio Palocci Filho, Luiz Fernando Furlan, Ciro Gomes, Walfrido Mares Guia, Tarso Genro, Celso Amorim e até o general Jorge Félix, da Segurança Institucional, que nunca acompanhou o presidente em viagens internacionais.
São menos ministros do que os que estiveram na viagem anterior, à África. Mas o peso dos atuais convocados é nitidamente maior.
Será um passo a mais na estratégia de desenvolver mercados alternativos para o país. De janeiro a outubro, o comércio do Brasil com os países árabes foi de US$ 4,065 bilhões, com uma vantagem de US$ 73 milhões para a chamada Liga Árabe.
Lula, seus ministros e Duhalde visitarão Síria, Líbano, Emirados Árabes, Egito e Líbia. Nos Emirados Árabes, a grande atração será a Semana do Brasil no Oriente Médio.
Assessores do presidente chegaram a cogitar de cancelar a viagem. As votações no Congresso exigiriam a presença de Lula. Nem pensar. A viagem foi mantida. Lula deu prioridade máxima a essa sua investida internacional, agora de braços dados com o Mercosul e a Argentina.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O torneio da mediocridade
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Claudia Antunes: Silêncio mal-educado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.