São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCELO BERABA

Jeitinhos e jeitinhos

RIO DE JANEIRO - O dicionário do Aurélio não registra. No "Houaiss", tem o sentido de habilidade, de esperteza, de astúcia para conseguir algo difícil para a maioria. É o jeitinho brasileiro, bastante enraizado nos nossos costumes e que, volta e meia, é enaltecido ou lamentado, conforme as circunstâncias, por algum estrangeiro familiarizado com o país.
Ao comentar, anteontem, a crise do governo Lula, atingido por uma denúncia de corrupção e marcado por frustrações sociais, o cardeal dom Geraldo Majella, presidente da CNBB, comparou o país, mais uma vez, a uma panela de pressão a ponto de explodir.
E por que ainda não explodiu? Dom Geraldo tem uma explicação: "Aqui tem o jeitinho brasileiro, se quer resolver tudo no jeitinho e nem sempre só com o jeitinho resolve". Ele acha que se fosse em outro país já tinha havido uma revolta popular. "Veja o caso da Argentina, onde o povo foi às ruas e exigiu mudanças radicais", exemplificou. Ele quis dizer que, se o governo Lula não se tocar e não tomar medidas concretas e urgentes, não tem jeitinho que dê jeito.
A revista "Insight Inteligência" do último trimestre de 2003 publicou uma pesquisa nacional, dirigida pelo cientista político Alberto Almeida, que mostra que para os brasileiros é muito tênue a distinção entre dar um jeitinho e praticar um ato de corrupção.
Um exemplo: apenas 44% dos entrevistados consideraram que é corrupção um funcionário público receber um presente de Natal de uma empresa que ele ajudou a ganhar um contrato do governo. A maioria considerou o ato apenas um favor recebido (30%) ou um jeitinho (27%).
A propósito, Waldomiro Diniz, então presidente da Loterj, foi flagrado quando dava um jeitinho de ajudar o empresário lotérico Carlinhos Cachoeira a ganhar um contrato do governo do Rio. Não era Natal, mas pediu um presente: 1%.


Texto Anterior: Caracas - Eliane Cantanhêde: Se colar, colou
Próximo Texto: José Sarney: Quaresma e bingo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.