UOL




São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A primavera do PT

SÃO PAULO - É tentador suspeitar de que o acidente na base de Alcântara tenha como raiz a falta de verbas.
Tentador, mas, provavelmente, falso. Por mais que um empreendimento esteja em dificuldades financeiras, seus especialistas não relaxam com a segurança, até porque o risco é corrido, antes e acima de tudo, por eles próprios.
Por muito que a Varig esteja em crise, suas tripulações podem, numa hipótese extremada, deixar falta comida a bordo de um vôo intercontinental, mas jamais arriscarão suas próprias vidas, facilitando no controle da manutenção.
Feita a fundamental ressalva, nem por isso deixa de ser um crime o fato de que apenas 10% das verbas disponíveis para a AEB (Agência Espacial Brasileira) tenham sido usadas até o dia 1º, conforme relato de Luciana Constantino, desta Folha.
Chega a ser inacreditável que um programa prioritário fique à míngua até das já escassas verbas públicas disponíveis para o que quer que seja. Se é assim com as prioridades, em que lastimável estado não estarão os setores não-prioritários?
O pior é que não se trata de exceção. Mês após mês, os jornais registram o fato de que o governo petista não consegue gastar nem aquilo que lhe é permitido pelo draconiano acordo feito com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
O tema apareceu anteontem, durante a entrevista com o senador Aloizio Mercadante (SP), líder do governo no Senado, no programa "Roda Viva" (TV Cultura). Desculpa de Mercadante: é questão sazonal.
Então, tá. Já passou a "saison" verão, já se foi o outono, está quase terminando o inverno, e o governo continua mostrando incapacidade até para gastar. Será que o PT só funciona na primavera? Pode até ser poético, mas continua sendo patético.


Texto Anterior: Editoriais: EFEITOS DA "LEI SECA"

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Lula e a esperança
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.