São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCELO BERABA

Dinheiro sujo e esqueletos

RIO DE JANEIRO - A maioria dos escândalos de corrupção no Brasil nas duas últimas décadas tem a ver, em algum momento, com as campanhas eleitorais. Daí a importância da reportagem "O buraco negro das campanhas", de Frederico Vasconcelos, publicada ontem na Folha, A acumulação do dinheiro sujo começa bem antes, com a apropriação dos recursos públicos por meio das fraudes nas licitações, da cobrança de propina no pagamento de dívidas com fornecedores, na manipulação dos investimentos financeiros, no superfaturamento das obras e na aquisição de mercadorias pelo Estado.
Durante a campanha, as ajudas ilegais selam compromissos que serão cobrados no exercício do mandato executivo ou legislativo. A lei eleitoral, embora tenha nítida intenção de coibir o problema, continua ineficaz. Financiadores e financiados se superam em ousadia e em criatividade.
A imprensa raramente é capaz de flagrar o momento do crime. O que tem feito é revelar evidências de fraudes tempos depois. Sua grande contribuição para eleições mais limpas foi o recém-lançado Projeto Controle Público, que criou um banco de dados que vai permitir comparar a evolução patrimonial de todos os políticos em atividade.
Juan Arias, correspondente do jornal espanhol "El País", escreveu recentemente um artigo em que questionava por que a corrupção sumira do debate eleitoral? Ele mesmo respondia: "Será que a corrupção não existe no Brasil? Ou será que todos os partidos têm os seus esqueletos próprios escondidos e estão com medo de abrir as portas de seus armários?".
A indagação é pertinente. A Transparência Brasil, entidade criada para o combate à corrupção, solicitou a todos os presidenciáveis, em agosto, que assinassem um termo em que se comprometiam a implementar mecanismos eficazes anticorrupção. Até agora, apenas um candidato assinou.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: O poder de um botão
Próximo Texto: José Sarney: Eleição e paixão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.