UOL




São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS TORRES FREIRE

A educação do governo Lula

SÃO PAULO - A competição é das características mais positivas do mercado. Mas os participantes dos mercados tentam, e muita vez conseguem, dar cabo da concorrência. Uma coisa ruim da competição é o estresse. Mas sem estresse ainda comeríamos carniça nas cavernas. Mas o que isso tem a ver com educação?
Idéias boas, novas e práticas sobre saúde, previdência e educação costumavam ser o traço mais positivo de governos de esquerda. Lula vem tentando dar cabo dessa tradição. No caso da educação universitária, por exemplo, parece que o governo quer liquidar a publicidade dos dados que estimulam a concorrência. Segundo o "Painel", o ministro da Educação quer mudar o provão, para pior.
O provão já não é grande coisa: os testes são precários, não se fecham os cursos picaretas etc. Mas estimula a concorrência. Faz as faculdades privadas buscarem professores mais titulados. Alerta, com efeitos práticos, os estudantes a não se inscreverem em muvucas escolares.
É verdade que sem dinheiro pouco se faz. Mas precisa ser medíocre e não ter imaginação? Antes mesmo da posse, o ministro já charlava demagogias. "Vamos avaliar os reitores e o ministro." "Sou contra cobrar mensalidade na universidade, mas o formado deve ter compromisso com o país, a universidade precisa ter resposta para saúde, fome."
Mas o que o ministro propõe sobre a autonomia das universidades federais? As federais estão ensinando mais gente, há mais doutores em seus quadros. Mas não têm dinheiro para a conta de luz. O que o ministro acha de cobrar contribuições de ex-alunos de universidades públicas a fim de financiar bolsas para os melhores estudantes pobres do ensino médio e até do ensino superior privado?
O que diz sobre a promiscuidade público-privado no Conselho Nacional de Educação? Por falar nisso, a penúria da universidade não faz professores privatizarem seus estudos e laboratórios em convênios com empresas? Isso é ruim ou bom? Precisa de mais controle?
Cadê Cristovam Buarque?



Texto Anterior: Editoriais: DOPING E TUTELA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: O devaneio de Palocci
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.