São Paulo, domingo, 28 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Os bons companheiros

BASILEIA - Se Luiz Inácio Lula da Silva é "o cara", conforme a brincadeira que seu colega Barack Obama fez em Londres em abril, a alemã Angela Merkel é "a cara", a julgar pelas declarações -nesse caso a sério- que o presidente dos Estados Unidos deu anteontem, ao receber a chanceler na Casa Branca.
"Gosto muito de Merkel. É inteligente, prática e confio plenamente no que me diz. É exatamente o que alguém pode querer como sócio internacional", afirmou Obama. Dá para dizer que é o lado Lula de Obama. O presidente brasileiro é notoriamente cordial com todos os seus "companheiros" governantes, independentemente do lado que ocupem no arco político-ideológico. Foi cordial e "companheiro" com George Walker Bush e é "companheiro" e cordial com Barack Obama, para citar o exemplo de um único país.
Obama também foi cordial, por exemplo, com Hugo Chávez, que não é exatamente um "companheiro" seu, durante a Cúpula das Américas há dois meses. Teve o cuidado de, ao apresentar-se, dizer "sou Barack Obama", como se houvesse alguém naquela reunião que não soubesse quem era. Simpático.
Simpatia que até rende diplomaticamente, de que dá prova o fato de Venezuela e Estados Unidos terem devolvido seus embaixadores às respectivas capitais. Simpatia não é tudo, obviamente, em relações internacionais, mas é mais produtiva do que a carranca de Bush.
Ainda bem que Lula se mostra ciente de que a frase "é o cara" de Obama foi apenas uma brincadeira, embora sua assessoria tenha tido orgasmos. Toda "asponeria" costuma ser mais realista que o rei.
Agora, na cúpula do G8+6 em Áquila (Itália), o grau de companheirismo será testado pelo inevitável debate em torno do Irã. Obama dirá de Lula e suas teses sobre a eleição iraniana o mesmo que disse de Merkel ("confio plenamente no que me diz")?

crossi@uol.com.br


Texto Anterior: Editoriais: Pouco a comemorar

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Dolorosa decisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.