São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

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BENEFÍCIO À INFORMAÇÃO

Na reta final de uma campanha para a Presidência, o ambiente se torna naturalmente tomado pela paixão partidária. Com os ânimos exaltados, são comuns episódios em que a isenção dos veículos de comunicação é questionada por representantes de partidos, campanhas, ou até por cidadãos mais engajados na disputa pelo poder. Pesquisa sobre o assunto, realizada pelo Datafolha e divulgada na edição de ontem, mostra que há simetria entre o curso dos acontecimentos na atual disputa eleitoral e o perfil do noticiário deste jornal.
Na fase inicial da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, José Serra e Ciro Gomes se envolveram numa batalha de ataques e contra-ataques em busca da vice-liderança, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva se manteve estrategicamente distante dessa disputa e aferrado à versão de uma candidatura "paz e amor".
Nesse contexto, não surpreende que Ciro Gomes e José Serra tenham produzido mais notícias "negativas" um em relação ao outro e que Lula, poupado da artilharia, tenha obtido um menor número de notícias consideradas "negativas" e um maior de "positivas". Essa tendência se modificou um pouco na segunda fase da campanha, quando surgiu a perspectiva da vitória do petista no primeiro turno, o que aguçou o questionamento à candidatura de Lula.
O Datafolha também inquiriu o leitorado deste jornal sobre o comportamento do veículo ao longo da campanha. Para 75% dos leitores a Folha não está favorecendo nenhum candidato; para 83%, o jornal não está prejudicando ninguém. O resultado se torna ainda mais expressivo num ambiente de forte polarização entre nossos leitores, no que diz respeito a intenção de voto, entre Lula e Serra.
As pesquisas mostram que os princípios que norteiam o compromisso desta Folha com o seu leitor, de fazer um jornalismo crítico, pluralista e apartidário, têm sido satisfatoriamente implementados ao longo desta campanha presidencial.


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