|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
IMPASSE NO TRANSPORTE
Há quase dois anos à frente da
Prefeitura de São Paulo, a administração de Marta Suplicy (PT)
ainda não conseguiu encaminhar
uma solução propriamente dita para
o transporte público da cidade. Motoristas e cobradores de uma empresa de ônibus, talvez com a benevolência de empresários do setor, impuseram transtornos adicionais aos
usuários desse serviço e ao trânsito
da capital. Toda a agitação deságua
num objetivo: obter da prefeitura um
novo aumento de passagem.
Como fez o governo federal com os
preços dos combustíveis, a prefeitura
paulistana não permitiu que um aumento da tarifa de ônibus, hoje de R$
1,40, ocorresse antes das eleições de
outubro. Isso mesmo levando em
conta que alguns dos principais determinantes do aumento de custo
das empresas de ônibus já vigoram
desde meados do ano.
As empresas de ônibus pleiteiam
tarifa 35% mais alta, na casa do R$
1,90. Projeções aproximadas feitas
pela Folha a partir de planilhas da Fipe (fundação ligada à USP) indicam
que o valor necessário para readequar os custos das empresas, afora
eventuais subsídios, está na faixa entre R$ 1,46 e R$ 1,52. Num momento
em que reajustes de tarifas alimentam uma escalada inflacionária, exige-se que o poder público contenha
o ímpeto de empresários sem, obviamente, inviabilizar o seu negócio.
O problema do transporte público
paulistano vai além da discussão tarifária. Os ônibus, por exemplo, vêm
historicamente perdendo passageiros e podem perder mais com um
novo aumento da passagem.
Ônibus desconfortáveis, concorrência predatória de lotações, falta de
otimização entre rotas e tipos de veículo evidenciam que o transporte público na maior cidade sul-americana
está ainda muito longe de poder ser
qualificado como um sistema. Sofrem mais os mais pobres, que dependem diretamente desse serviço,
que não podem adquirir um automóvel e participar com mais conforto dos engarrafamentos paulistanos.
Texto Anterior: Editoriais: AVANÇOS E RISCOS Próximo Texto: Editoriais: SEGURANÇA INTERNA Índice
|