UOL




São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BLOCOS EMPRESARIAIS

Está cada vez mais claro que os países em desenvolvimento com melhor desempenho, particularmente no comércio mundial, são aqueles que conseguiram fomentar suas próprias empresas transnacionais. Grandes empresas propulsionam o avanço tecnológico e auxiliam no processo de acumulação de reservas internacionais.
Agora que o núcleo do governo federal prepara uma política estratégica de desenvolvimento, deve-se observar e facilitar a expansão de empresas com vocação global.
Registre-se o caso da Braskem. Formada no ano passado com a integração dos ativos petroquímicos dos grupos Odebrecht e Mariani, a Braskem se tornou a segunda maior fornecedora mundial de polietileno de alto peso molecular, um plástico de elevado valor agregado. A empresa passou a deter 25% do mercado mundial dessa resina plástica, atrás somente da alemã Ticona. Aproximadamente 95% da produção são exportados, sobretudo para os Estados Unidos e o Canadá. A demanda global por esse produto cresce aceleradamente. Em 2002, as vendas da empresa aumentaram 162%. A Braskem tem planos para expandir-se na Ásia e na Europa, além de iniciar a comercialização de outras resinas termoplásticas nos EUA.
A política estratégica de desenvolvimento deveria considerar e incentivar a reorganização empresarial brasileira, permitindo a construção de complexos industriais e financeiros de grande porte, estimulando a diversificação setorial e a capacidade de geração de progresso técnico. O fortalecimento dos grandes grupos empresariais tende a ampliar a competitividade da economia brasileira.
Mas o fomento dessas formas empresariais mais avançadas, vale lembrar, precisa seguir de passo com o aperfeiçoamento de políticas de fiscalização da concorrência e de acompanhamento da formação de preços no mercado doméstico.


Texto Anterior: Editoriais: MENEM CONTRA KIRCHNER
Próximo Texto: Editoriais: ELEIÇÃO PARAGUAIA

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.