São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Democracia e gasolina

SÃO PAULO - O gasto de R$ 10,5 milhões com gasolina por parte dos nobres deputados não é necessariamente alto. Chocado? Explico.
Democracia é um circo caro, mas necessário e insubstituível. É óbvio que haveria uma baita economia se, por exemplo, fosse fechado o Congresso, com o que desapareceriam o gasto com gasolina e todos os demais, como salários e mordomias, muito mais elevados.
A história do Brasil e do mundo já demonstrou que, também nesse caso, o barato sai caro. O autoritarismo é uma inesgotável fonte de corrupção, que, tudo somado, acaba custando mais ao público.
O ponto, portanto, não é quanto os parlamentares gastam com combustível, mas como gastam. Se os deputados percorressem suas regiões para sentir as angústias e as necessidades dos eleitores e transformassem o périplo em ação política para atendê-las, seria dinheiro bem gasto.
O diabo é que queimam gasolina, com raras exceções, só para cevar seus currais eleitorais, em busca da reeleição ou de outro cargo.
A atividade política transformou-se num fim em si mesmo. O deputado não se elege para representar uma região, um setor, uma audiência específica, e menos ainda para defender o interesse público, mas para usar o cargo para manter-se nele ou para buscar outro mais apetitoso. Aí, R$ 10,5 milhões em gasolina passam a ser um escândalo.
Pior: não adianta esperar que os próprios deputados corrijam o escândalo. Basta lembrar o que aconteceu com a nova direção da Câmara dos Deputados: um político jovem e de um partido que enchia a boca para arrogar-se o monopólio da virtude acabou contratando quilos de funcionários sem concurso.
Apontada a irregularidade, nem ao menos inventou uma desculpa. Orgulha-se dela.
Ou a própria sociedade cria os mecanismos de vigilância para expelir os abusados pelo voto ou os abusos se eternizarão.


Texto Anterior: Editoriais: MUDANÇA NO IRAQUE

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Nós, as mulheres...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.