São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Um país atrasado

BRASÍLIA - Há várias formas de medir o desenvolvimento de um país. A ONU divulga regularmente o IDH, que mostra o grau de desigualdade. Outra maneira, não muito ortodoxa, é examinar o tempo de vida de um escândalo, bem como o tamanho de sua repercussão.
Nesse quesito, o Brasil não vai bem. É grande a nossa capacidade de olhar com desdém as mazelas do cotidiano. Tome-se o caso do Sivam, que documentos oficiais do governo dos Estados Unidos mostram ter sido uma história de favorecimento à empresa Raytheon.
O correspondente da Folha em Washington, Márcio Aith, obteve centenas de papéis oficiais. Ali está registrado que um integrante do governo brasileiro favoreceu a Raytheon, vencedora da licitação de mais de US$ 1 bilhão para a implantação de radares na Amazônia.
É difícil haver um caso com tanta comprovação oficial. Não se trata de uma entrevista secreta. Não é documentação sem origem confirmada. A reportagem baseou-se apenas em papéis fornecidos legalmente pelo próprio governo dos EUA.
A reação do presidente Fernando Henrique Cardoso foi a previsível. "Vi de perto, nos momentos de grande dificuldade, quando se procurava embaralhar a compreensão de um processo limpo, através de intrigas, de infâmias, eu o vi sempre altivo, atento e respondendo com dignidade a todas as informações que eram veiculadas e que não correspondiam à realidade", declarou o presidente a respeito do oficial da Aeronáutica envolvido no escândalo.
A reação do presidente é compreensível. O estado de abulia do país não é novidade. Quase nada tem consequência aqui. A mídia chapa-branca defender o governo nessas horas também é comum. Tudo somado, essa anorexia de indignação é um retrato do atraso do Brasil.

Agosto, o mês aziago, começa nesta semana. É quando deve decantar a tendência do eleitorado. Pode ser a redenção ou o fracasso de Serra.



Texto Anterior: São Paulo - Vinicius Torres Freire: A blindagem, essa maldição
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O termômetro das missões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.