São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Caboclo Ventania

RIO DE JANEIRO - Minha secretária tirou férias e decidiu passá-las na Suíça. Sempre ouviu dizer que lá não há brigas, violência, aqui no Rio já foi assaltada e agredida no Maracanã, durante um Fla-Flu em que saiu pancadaria nas arquibancadas.
Chegou a Genebra num sábado e, no domingo, foi assistir a um clássico local, para usufruir as maravilhas de uma torcida civilizada.
Como sabemos, os jogos de futebol na Suíça são exemplares, entram em campo os 22 jogadores, o juiz e os dois bandeirinhas, só não entra a bola, que é um pomo de discórdia.
Nem por isso o futebol na Confederação Helvética, nome científico que dão àquele pacífico país, é diferente do futebol praticado no resto do mundo. Lá eles obedecem, com a seriedade secular de que são herdeiros, todos os preceitos do International Board, que é, como sabemos, a Carta Magna que faz o futebol jogado nas Ilhas Papua obedecer às mesmas regras do futebol jogado em Madureira e na Tchetchênia.
Tudo igual, menos a bola. Pois é evidente que a bola provoca discórdia entre os jogadores, juiz, bandeirinhas e respeitável público. Pode-se cumprir serenamente todas as regras existentes, a lei do impedimento, a da vantagem no lance, a da mão na bola, que é diferente da bola na mão, em não havendo bola, tudo é civilizado e austero, como convém ao povo que inventou o relógio de cuco.
Acontece que minha secretária tem como patrono espiritual uma entidade a qual ela invoca em momentos de desespero. É o Caboclo Ventania, que a protege e guia, desde criancinha, e a livra de diversos males.
Creio que, mesmo sem ter sido invocado, esse tal Caboclo Ventania deslocou-se com ela e não se deu muito bem em terras helvéticas. No jogo em questão, apesar de não haver bola em campo, houve um grosso sururu entre as torcidas. Por pouco ela não teve de apelar para a solidariedade da Cruz Vermelha Internacional, que parece ter sede na Suíça.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Miscelânea
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: O anti-Bush
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.