São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Perto do poder, longe da decência

SÃO PAULO - O próximo aliado do PT será Paulo Salim Maluf.
Impossível? Inacreditável? Não, se se levar a sério a frase com que Luiz Inácio Lula da Silva justificou a aproximação com Orestes Quércia:
"Acho que todas as denúncias feitas contra qualquer pessoa têm de ser apuradas. Ou a pessoa ganha uma condenação ou um atestado de idoneidade. Até agora, não teve nenhuma acusação concretizada".
Bom, então Maluf também pode ser um aliado porque está na mesma situação de Quércia: cachos de acusações, nenhuma condenação final (exceto um caso ainda pendente relativo à doação de carros, com dinheiro público, aos campeões do mundo de futebol em 1970).
Além disso, Lula deveria pedir desculpas a todos os membros do governo Fernando Henrique Cardoso e ao próprio presidente pela catarata de acusações de maracutaias feitas nos seus sete anos e meio de governo. Como nem FHC nem seus ministros foram condenados, têm todos um "atestado de idoneidade".
O PT e Lula têm todo o direito de se aliarem com quem quer que seja. Só não têm o direito de usar duas caras. Ou Quércia era mesmo "ladrão de carrinho de pipoca", como Lula insinuou na campanha de 1994, ou tem "atestado de idoneidade". Se verdadeira a primeira hipótese, a aliança de agora é obscena. Se verdadeira a segunda, o PT confessa, tardiamente, que foi leviano.
Da mesma família de leviandade é o uso, por secretaria petista de São Paulo, do número absoluto de desempregados para colocar o Brasil como segundo do mundo em desemprego (tese, aliás, que esta Folha desgraçadamente comprou).
É o óbvio ululante que países com população enorme (China, Índia, EUA, Brasil, Rússia) estão condenados aos primeiros lugares do desemprego em números absolutos. O país tem, de fato, um baita problema de emprego. Não é preciso uma mágica estatística besta para dar a ele contornos ainda mais dramáticos.



Texto Anterior: Editoriais: GUERRA FRIA

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Empurrando com a barriga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.