UOL




São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIBERALISMO RADICAL

O novo pacote de corte de impostos do governo Bush foi recebido com grande apreensão nos meios financeiros internacionais. O conservador diário londrino "Financial Times" expressou-se em editorial intitulado "Desvario tributário". O receio é de que o corte de impostos, que se estende por dez anos, coloque o déficit fiscal dos EUA em trajetória explosiva.
O governo Bush responde à crítica afirmando que o pacote ajudará a impedir uma recessão nos próximos meses. Afirma, além disso, que o crescimento será estimulado continuamente pela redução de impostos, reforçando a receita tributária e desmentindo as previsões "alarmistas" sobre a trajetória do déficit.
Os críticos retrucam que o pacote será pouco eficaz contra a ameaça de recessão, porque a redução imediata de impostos é pequena. Ao longo do tempo, o estímulo ao crescimento continuaria limitado, porque o corte de impostos beneficia sobretudo os mais ricos, que têm menor propensão a aumentar seus gastos.
As críticas ao novo pacote de Bush vão além. Uma delas já vinha sendo ventilada há tempos: a perspectiva de alta do déficit fiscal pressionaria a taxa de juros de longo prazo, prejudicando o crescimento, e agravaria a fragilidade do dólar ante as demais moedas fortes, podendo provocar uma situação financeira perigosa.
Outra preocupação, que vinha sendo manifestada por analistas ligados ao partido Democrata, como Paul Krugman, acaba de receber o endosso do "Financial Times". Trata-se da suspeita de que o governo Bush avalia que o corte de impostos poderá criar uma crise fiscal, mas pretende aproveitar a oportunidade para aprovar agressivos cortes de gastos sociais. Em condições normais, o Congresso recusaria tais cortes, mas, em meio a uma crise fiscal, elas poderiam se tornar inevitáveis.
O liberalismo radical da administração Bush começa a incomodar até setores conservadores, que se assustam com a perspectiva de desmonte de uma rede de proteção social construída ao longo de décadas.


Texto Anterior: Editoriais: A BICICLETA
Próximo Texto: Editoriais: A VISÃO DA ANISTIA

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.