São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDITORIAIS

DESACELERAÇÃO NOS EUA

As políticas expansionistas implementadas pelo governo norte-americano com o objetivo de retirar a economia da recessão ocorrida durante o ano de 2001 cumpriram plenamente seus objetivos. O PIB dos EUA cresceu 4,4% em 2004, segundo o Departamento de Comércio, sob a liderança do investimento e do consumo privados.
A taxa de juros básica foi reduzida de 6,5% ao ano no início de janeiro de 2001 para 1% ao ano em junho de 2003, permanecendo nesse patamar por 12 meses. O superávit fiscal de US$ 159 bilhões em 2000 foi transformado em um déficit de US$ 523,7 bilhões em 2004. Os sinais de recuperação associados às ameaças de pressões inflacionárias levaram o Federal Reserve (o BC norte-americano) a reduzir gradualmente o estímulo monetário, a partir de junho de 2004. Desde então, a taxa de juros básica subiu um ponto percentual.
Agora, o ritmo de crescimento parece em pequena desaceleração. O PIB caiu de 4% no terceiro trimestre para 3,1% no quarto trimestre, a despeito de uma aceleração no investimento privado doméstico. Registrou-se também queda de 3,9% nas exportações e um aumento de 9,1% nas importações de bens, mesmo com a desvalorização do dólar. Quanto à taxa de inflação, subiu, mas sem indicar processos generalizados de aumentos de preços.
Assim, o comportamento da economia e da inflação norte-americanas vai se mostrando por ora benéfico para os mercados emergentes, como o Brasil. Os dados sancionam a hipótese de que os movimentos na taxa de juros básica devem continuar sendo graduais, com elevações de 0,25 ponto percentual em cada reunião. Isso significa que os títulos do Tesouro americano devem permanecer pouco atrativos por mais algum tempo, favorecendo os papéis de países emergentes. A incógnita é como se dará o processo de redução do déficit público norte-americano -algo que pode gerar turbulências financeiras e cambiais.

Texto Anterior: Editoriais: MUDANÇA NO CENTRO
Próximo Texto: São Paulo - Vinicius Torres Freire: O novo guia genial dos povos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.