São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O risco é ser Brasil

SÃO PAULO - O leitor Bento Bravo, que já se tornou um amigo, embora virtual, escreve para dizer que o risco não é o Brasil virar uma Argentina, mas a Argentina virar um Brasil. Risco para a Argentina, "por supuesto", como dizem eles.
O índice de desemprego em São Paulo dá certa razão a Bento: superou os 20% e, portanto, não está muito longe do índice argentino (18,3% em outubro, último número oficial, certamente perto de 25% agora). Com um detalhe assustador: para chegar a mais de 20%, a Argentina precisou de quase quatro anos de recessão e de um caos institucional, econômico e social sem paralelo em países que não tiveram guerra.
Já o Brasil (ou, ao menos, São Paulo) ultrapassa os 20% na mais absoluta normalidade institucional e sem recessão.
Pulemos para a segurança. Os argentinos acham que a violência por lá atingiu níveis de fim de mundo. Mas, na comparação com o Brasil, Buenos Aires ainda é quase um paraíso. Duvida? Basta ler o jornal "O Globo" de ontem, ao qual o coronel Francisco Bezerra, comandante da Polícia Militar, admite que "o direito de ir e vir dos cidadãos (está) momentaneamente ameaçado".
Como é óbvio, emprego e segurança são os dois fatores que mais de perto dizem respeito ao bem-estar do público. Logo, Argentina e Brasil estão sendo igualmente incapazes de oferecer um e outra.
Passemos agora para a macroeconomia. Em "O Estado de S. Paulo", também de ontem, aparece o economista-chefe para mercados emergentes do HSBC, David Lubin, dizendo que a debilidade fundamental da economia brasileira é a sua limitada capacidade de gerar dólares de uma forma sustentável, como por meio de exportações, por exemplo.
"Nesse aspecto, o país tem uma situação muito parecida com a da Argentina", conclui Lubin.
De novo, a Argentina precisou do caos para derreter. O Brasil derrete na mais absoluta normalidade.


Texto Anterior: Editoriais: EROSÃO DE DIREITOS

Próximo Texto: Brasília - Marta Salomon: Diferencial delta veste baiana?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.