UOL




São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Caras e caras

RIO DE JANEIRO - Por natureza e gosto, sou um assustado. Deve ser um desvio masoquista, uma herança abominável que cultivo desde criança, eu era completamente mudo até aos cinco anos, e foi o susto de ver o avião do Melo Maluco pousando na praia de Icaraí que me fez dizer as primeiras palavras, que não chegaram a ser palavras, mas um grito de espanto.
Daí que me assusto à toa e com coisas que não assustam os outros. Abro os jornais e vejo o poeta Alberto da Costa e Silva, presidente da Academia Brasileira de Letras, regendo uma orquestra. Como? Que eu saiba, ele é poeta, entende de coisas africanas, foi embaixador por lá e em Lisboa, como se atreve a reger uma sinfônica?
Olho bem a foto e descubro que não é o Alberto, mas o maestro Kurt Masur. Se fossem gêmeos, não seriam tão parecidos. Outro dia, vi um sujeito magro e descabelado criando caso no trânsito, um ônibus quase o pegou pelas costas, ouvi impropérios, ameaças de tiro e louvei a coragem do Ferreira Gullar. Corri para prestar solidariedade, mas, quando cheguei perto, descobri que não era o Gullar, mas um sujeito igualzinho a ele e, como ele, parecido com a tia de si mesmo.
Já fui vítima também desse susto. Telefonaram-me dizendo que um suplemento literário publicara foto minha num texto intitulado: "Escritor seduzia jovens alunas". Mando buscar o jornal, procuro, procuro e nada vejo que me desabone de tal forma.
Um segundo telefonema insiste: estou nas folhas, acusado de seduzir infantas. Volto ao jornal com mais cuidado e descubro a foto do filósofo Martin Heidegger, que teve o mau gosto antecipado de ter a minha cara.
Para tirar a dúvida, mostro a foto ao porteiro do prédio, ao rapaz que vem me trazer uma encomenda, à moça que vem fazer a faxina do apartamento vizinho. Todos concordam que sou eu. E não os assusto. Acham tudo natural. Sou eu que fico assustado.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Não me deixem só!
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: Lei e ordem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.