São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FHC não crê em cooperação porque PT destruiu "pontes" com o PSDB

Para tucano, Lula cometeu abusos de poder durante campanha

FREDERICO VASCONCELOS
DE SÃO PAULO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não acredita que Dilma Rousseff criará pontes com a oposição para fazer mudanças importantes, como a reforma política e a reforma tributária.
"O governo do presidente Lula e o PT foram dinamitadores de pontes", afirmou, pouco antes de votar neste domingo, às 11h, no Colégio Sion, em Higienópolis.
A hipótese de contribuição da oposição, segundo FHC, "depende de como ela [Dilma] proceda". "Não basta intenção. O currículo é ruim, é de agressão", afirmou.
FHC entende que o PT e o PSDB, deveriam ter trabalhado essas propostas durante a campanha. "Mas para isso, tem que criar um clima."
Ele criticou o que chamou de "abuso de poder político" do presidente Lula: "Ele jogou todo o poder de seu prestígio e de seus recursos materiais na campanha eleitoral".
"O Brasil precisa realmente pensar mais sobre o seu futuro. O PT, nesses últimos oito anos, nunca acenou proposição nenhuma", disse.

TRANSIÇÃO CIVILIZADA
FHC disse que fez uma "transição civilizada" de seu governo para o de Lula. "Eu esperava mais cooperação. Não participar do governo, mas [debater] temas nacionais. Isso não aconteceu."
"Ao contrário, o governo do presidente Lula se caracterizou pela intransigência, intolerância. Um é bom, o outro é mau. E o mau geralmente é o PSDB, sou eu. É o julgamento deles. Não me preocupo tanto. Espero que isso mude, senão não avançamos politicamente", afirmou.
"Acho que ele [Lula] perdeu a oportunidade de ter construído uma democracia mais tranquila. Se fosse menos agressivo, se ele tivesse uma visão mais pluralista, se fosse um pouquinho mais humilde, teria sido melhor", afirmou o ex-presidente.


Texto Anterior: Derrota em MG acirra ânimos no PSDB
Próximo Texto: Foco: "Personagem" da campanha, Paulo Preto diz estar magoado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.