São Paulo, quarta-feira, 01 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paulo Bernardo vai assumir as Comunicações

DE BRASÍLIA

O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, vai assumir no próximo governo o Ministério das Comunicações.
A informação foi confirmada ontem por Dilma Rousseff, durante reunião com a cúpula do PMDB, da qual participaram o seu vice, Michel Temer, e os senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL).
O destino de Bernardo, apontado para diversos cargos na Esplanada, dependia de uma negociação com o principal partido da aliança em torno de Dilma.
No encontro, a petista informou aos peemedebistas que os ministérios das Comunicações e da Integração Nacional deixarão de ser da cota da legenda.
A princípio não houve resistência, já que o PMDB espera ser recompensado com outras pastas de peso, como Cidades.
A ida de Bernardo para as Comunicações significará uma mudança radical na estrutura dos Correios, empresa vinculada ao ministério. Dilma quer substituir o presidente e diretores da estatal, alvo de diversos escândalos desde o primeiro mandato de Lula.
Hoje, o titular do ministério é José Artur Filardi, ex-chefe de gabinete de Hélio Costa (PMDB) -que deixou o cargo disputar o governo de Minas Gerais.
A presidente eleita sinalizou ainda a aliados que pretende devolver a Integração Nacional ao PSB.
Para o cargo, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) deseja indicar seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.
O PT do Nordeste, que pede mais espaço no governo, também se interessa pela pasta. Ontem, os governadores Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE) levaram a insatisfação do grupo a Dilma.
No Pará, Lula foi irônico ao comentar a avaliação de continuísmo das nomeações de Dilma. "Ela indicou companheiros que foram ministros junto com ela. Você queria que ela convidasse o Serra para a Fazenda?", questionou.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também pode ser convidada a ficar no posto.


Texto Anterior: Dilma oferece 4 pastas a PMDB, que recusa
Próximo Texto: Lula acusa repórter de preconceito e o manda "se tratar"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.