São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em convenção, Temer deve ter 85% dos votos

DE BRASÍLIA

O PMDB faz hoje sua convenção nacional que irá selar a aliança com o PT em torno da presidenciável Dilma Rousseff com a indicação de Michel Temer para vice e garantir a ela mais 5 minutos e 46 segundos de tempo na propaganda eleição, mais do que o PSDB sozinho.
É a primeira vez na história da sigla que haverá aliança nacional com o PT.
Em 2002, o PMDB indicou o vice de José Serra (PSDB), que será o principal adversário da petista nesta disputa. Na época, o PSDB era governo, assim como o PT agora. A chapa PSDB-PMDB perdeu a eleição para o presidente Lula.
Para evitar questionamentos na Justiça, os convencionais também serão consultados sobre as candidaturas de Roberto Requião ou Antonio Pedreira à Presidência.
Serão três cédulas: uma com o nome de Temer, para vice, e as outras duas com os de Requião e Pedreira. Eles ameaçavam pedir o cancelamento da reunião se tivessem suas candidaturas vetadas.
A avaliação da cúpula do partido é que Temer terá, pelo menos, 85% dos votos dos convencionais, e que impedir a participação dos dois seria apenas tumultuar o processo.
"Eles vão sair humilhados de lá. É uma brincadeira o que fizeram", disse o deputado federal Eunício Oliveira (CE), que aposta que juntos os dois não terão 150 votos.
"Brincadeira é o que fizeram com o partido. Estão comercializando o nosso tempo de televisão", respondeu Requião.
A decisão de incluí-los foi informada ontem a Dilma e ao presidente do PT, Eduardo Dutra. A candidata confirmou participação. Deve chegar após anunciado o resultado. (ANDREZA MATAIS E NANCY DUTRA)


Texto Anterior: Presidente 40/Eleições 2010: Temer virou vice contra a vontade de Lula
Próximo Texto: PDT faz convenção hoje sem ter nome para vice de Mercadante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.