Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diminuição de vagas pode ser questionada

DE RIBEIRÃO PRETO

A diminuição do número de cadeiras na Câmara de Ribeirão Preto pode virar discussão na esfera judicial.

Um candidato que tiver um número de votos que permitiria o seu ingresso -que ficasse na 26ª posição, por exemplo, caso a Casa reduza o número para 25- pode procurar a Justiça para garantir a vaga, segundo Jorge Sanchez, presidente da Amarribo Brasil. Isso porque a Lei Orgânica do município prevê mudanças até um ano antes das eleições.

A opinião também é compartilhada pelo presidente da Câmara, Cícero Gomes da Silva (PMDB).

Ontem, no entanto, Cícero preferiu não falar sobre eventuais problemas judiciais que a Câmara poderá enfrentar em 2013 e afirmou que eles serão "superados".

O cientista político e professor universitário René Bernardes de Souza Júnior, que acompanha o aumento de cadeiras nas Câmaras de todo o país, disse que poucos municípios sofreram pressão popular até o momento.

"A pressão de empresários, como aconteceu em Ribeirão, é única, e a Câmara tem que ceder. São eles quem recolhem os tributos e fazem parte de uma parcela esclarecida da população", afirmou.

Souza Júnior ainda criticou a falta de participação política da maior parte dos brasileiros. "Esse quadro permanecerá como está até que haja mudança de consciência", disse o cientista político.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.