Ribeirão Preto, Quarta-feira, 07 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade dos poços do Estado cai para 76,8%

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Painel da Qualidade Ambiental do Estado de São Paulo, divulgado pela Cetesb, mostrou que a qualidade das águas subterrâneas dos poços caiu de 86,9% de proporção potável, há três anos, para 76,8%, em 2008.
De 18 bacias hidrográficas do Estado, 12 tiveram queda na qualidade da água de seus poços. Em duas bacias -Grande São Paulo e em rios do noroeste paulista-, a água é considerada imprópria: a proporção de água potável está abaixo de 60%.
Existem no Estado 31.195 poços legais, outorgados pelo Daee. Na Grande São Paulo, são 6.000 poços regulares, mas a estimativa é que o número de pontos clandestinos de captação de água subterrânea possa ser mais do que o dobro. Hoje, em torno de 80% dos municípios paulistas utilizam poços artesianos para distribuir água para a população.
O Painel da Cetesb também reuniu dados como qualidade do ar, saneamento ambiental (esgoto e lixo), biodiversidade (fauna, florestas e mata ciliar), solo e mudanças climáticas.


Texto Anterior: Água de poço está menos potável na região
Próximo Texto: Barretos: Mecânico invade serviço de água para tomar banho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.