Ribeirão Preto, Sábado, 09 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel Regional

ELIANE SILVA - painelregional@uol.com.br

Depois das férias

A decisão sobre a manutenção ou não da abertura das creches de Ribeirão Preto durante o recesso escolar não deverá sair durante as férias. A abertura neste mês está garantida por força de uma liminar, obtida do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo pela Defensoria Pública. O mérito da ação, porém, deve ser julgado ao longo deste semestre, segundo o juiz Paulo César Gentile, responsável pela decisão. "O processo ainda está em fase de produção de provas. Uma sentença só poderá ser dada depois dessa etapa", disse. Segundo o defensor público Aluísio Iumes Ruggeri, a definição deve sair só em abril. A ação foi movida pela Defensoria em 2008.

Réplica. O Supremo Tribunal Federal também deve analisar as justificativas da prefeitura sobre as férias no ensino infantil. Os argumentos foram encaminhados pelo TJ em dezembro, de acordo com a secretária Débora Vendramini (Educação).

Adesão. Segundo a secretária, nesta semana as creches tiveram frequência de 30,5% dos alunos, de zero a três anos, de um total de 3.705. Na pré-escola, de quatro a cinco anos, a presença foi ainda menor: 2% dos 12.027 alunos. A prefeitura afirma que decisão judicial "cumpre-se".

Fica, Feira. O Cineclube Cauim marcou para a próxima quinta-feira o "Encontro dos Amigos da Feira". O convite, enviado por e-mail, ressalta as qualidades da Feira do Livro e faz um apelo para a continuidade do evento. "Defenda esse verdadeiro patrimônio de nossa cidade", diz trecho.

Fora. Uma liminar do juiz federal do trabalho substituto Raul Gualberto Fernandes Kasper de Amorim, concedida ontem, determinou a exclusão do nome da Cosan, maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, da "lista suja" de empregadores do Ministério do Trabalho e Emprego.

Motivo. O nome da empresa constava na lista porque uma fiscalização de 2007 na usina Junqueira, em Igarapava, encontrou 42 bóia-frias em situação análoga à escravidão. Depois de ser a empresa com a maior baixa na cotação da Bovespa anteontem, a Cosan saiu ontem da lista de maiores quedas do pregão.

Bem-vindo. A Diocese de Franca irá receber na próxima terça-feira, às 10h, o novo bispo da cidade, dom Pedro Luiz Stringhini. O nome do escolhido foi anunciado pelo papa Bento 16 no último dia 30. A cidade estava sem um bispo desde maio.


Texto Anterior: Doença surgiu na Inglaterra, na década de 1980
Próximo Texto: Região tem "dança das cadeiras" de seus seccionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.