Ribeirão Preto, Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meteorologia alerta para mais chuvas até sábado

Em oito dias, choveu 67% do previsto para todo o mês

LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO
RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva não deve dar trégua aos moradores da capital paulista nos próximos dias. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologista), o tempo instável se prolonga até o fim de semana. Hoje, a previsão é de chuva fraca em pontos isolados da cidade, mas até o final de semana deve chover com muita intensidade.
Apesar da chuva intensa de ontem, meteorologistas afirmam que as pancadas de chuva são normais no verão em toda a região Sudeste.
"Sempre ocorrem muitas chuvas nesta época do ano, de maior ou menor intensidade. Para a capital, neste verão, é previsto que o total de precipitação ultrapasse ligeiramente a média do período", disse a meteorologista do Inmet Ester Regina Ito.
A média de chuva ontem na cidade, de acordo com o CGE (centro de gerenciamento de emergência da prefeitura), foi de 67,4 mm (cerca de 67 litros por metro quadrado). Passados oito dias do início do mês, já choveu 134,8 mm, o que equivale a 67% da média histórica de dezembro inteiro.

Explicações
De acordo com a meteorologista da Somar Meteorologia Cássia Beu, a forte chuva de ontem foi ocasionada por um conjunto de fatores.
"Chegou uma frente fria que se deslocou lentamente para o Estado de São Paulo. Somado a isso, temos um fluxo de umidade da Amazônia, que é comum no verão, e ainda mais umidade vinda do litoral devido ao aquecimento das águas. Tudo isso fez o volume ser intenso e contínuo", diz a meteorologista.
Para ela, o paulistano deve ficar atento na sexta-feira e no sábado, quando deverão ocorrer novas pancadas de chuva. "A precipitação deverá ser forte, mais ao contrário de hoje [ontem], a distribuição será irregular, ou seja, alguns bairros terão chuva mais intensa e outros, mais fraca."
A temperatura hoje deve variar de 18C a 24C.
No domingo, a previsão indica que o sol volta e a temperatura chega a 26C.

Bairros mais afetados
Os bairros onde mais choveu foram, na ordem, Consolação, Lapa, Itaim Paulista, Itaquera, Guaianases, Sé e Ermelino Matarazzo. Na Consolação, choveu 117 mm entre a meia-noite e as 13h de ontem. A média de chuva em toda a cidade nesse mesmo período foi de 67,4 mm.


Texto Anterior: Foco: Apesar de chuva recorde, prefeitura celebra obra de alargamento de córrego
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.