Ribeirão Preto, Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inclusões no SCPC caem 6% em novembro

Apesar disso, Sincovarp e ACI dizem que nº preocupa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

As inclusões de títulos no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) de Ribeirão Preto caíram 6% em novembro mas, o que era para ser um ligeiro alívio, é motivo de preocupação para a economia local.
Essa é a avaliação realizada pela ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) e pelo Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto).
A preocupação existe porque apenas 67.009 títulos foram excluídos do SCPC neste ano, 9% a menos do que em 2008. Só em novembro, a redução nas exclusões foi de 23% em relação ao mesmo mês do ano passado (veja quadro nesta página).
"Esses números são alarmantes, porque a exclusão está se desacelerando constantemente. Dessa forma, a faixa de pessoas que não está interessada em limpar o nome se expande, o que prejudica o comércio de Ribeirão", afirmou o economista Marcelo Bosi Rodrigues, do Sincovarp.
No ano, as inclusões somam 158.335 títulos, crescimento de 1% em relação ao ano passado. Segundo Rodrigues, o fato preocupa ainda mais pelo fato de o total de exclusões crescer normalmente no fim de ano, por causa do 13º salário -que deve injetar R$ 2,3 bilhões na economia das 89 cidades da região de Ribeirão Preto.
"As pessoas estão comprando muito mais, porém estão ultrapassando o seu limite de endividamento. A partir disso, não conseguem pagar as dívidas que fizeram", afirmou o diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP, Antônio Vicente Golfeto.
(DOUGLAS SANTOS)


Texto Anterior: Recurso foi disputado com três hospitais
Próximo Texto: Audiência pública vai discutir impacto de obra na Ribeirânia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.