Ribeirão Preto, Sábado, 15 de Novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas nas lojas registram desaceleração em outubro

DA FOLHA RIBEIRÃO

As vendas no comércio de Ribeirão começaram a desacelerar em outubro: o crescimento foi de 1,02% em relação a outubro do ano passado, mas no mês anterior, o aumento havia sido de 5,4%.
Os dados são de pesquisa do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto). Segundo Marcelo Bosi, economista do sindicato, os consumidores botaram o pé no freio nas compras devido à "expectativa negativa" gerada pela crise econômica mundial.
"Há um componente de pessimismo, uma expectativa negativa, um medo causado pelas notícias da crise mundial. Assim, o consumidor de Ribeirão preferiu esperar um pouco antes de consumir", disse.
Apesar do desempenho fraco, alguns setores apresentaram bons resultados. Os eletroeletrônicos lideram a lista, com crescimento de 7,75%, seguido pelos móveis (5,5%), vestuário (4,98%) e tecidos/enxoval (4,86%).
No entanto, todos os outros setores do comércio tiverem queda de vendas: a de calçados caiu 4,25%, cine/foto, 4,13%, ótica, 3,27%, livraria/papelaria, 2,60%, e presentes, 2,67%.
A desaceleração, no entanto, não preocupa, segundo Bosi. "A expectativa é que tenhamos um Natal muito bom no comércio", diz. (LUCAS REIS)


Texto Anterior: Inadimplência em outubro é a maior do ano
Próximo Texto: Novo centro abre espaço para cursos à distância na USP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.