Ribeirão Preto, Sábado, 19 de junho de 1999

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Cidade faz campanha contra 'Califórnia'

da Folha Ribeirão

Conhecida desde a década de 80 como a "Califórnia Brasileira", a cidade de Ribeirão Preto quer mudar de nome.
A intenção é de um grupo de empresários, que considera negativo o estigma deixado pelo slogan.
"Esse apelido foi danoso porque o município acabou sofrendo um aumento repentino da população, o que causou perda na qualidade de vida", disse Gilberto Maggioni, presidente da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).
A campanha para a escolha do novo nome foi lançada no dia 7 e o resultado deve ser conhecido em julho. Todos podem participar com sugestões.
O termo surgiu pela primeira vez em 87, em uma reportagem publicada no "Jornal do Brasil" e que acabou utilizada pela Rede Globo. Na época, era a "Califórnia Paulista", nome que depois sofreu mudança.
Ribeirão Preto era comparada com as cidades do Estado da Califórnia, região quente e rica na costa oeste dos EUA.
Na época, a economia da região se sustentava na produção de cana-de-açúcar e de álcool. O setor sucroalcooleiro gerava cerca de 90 mil empregos diretos.
"O apelido foi positivo, do ponto de vista que várias empresas vieram para a região. É claro que o progresso também traz problemas", afirmou o empresário Luiz Lacerda Biagi, que deu a entrevista ao "Jornal do Brasil" e à Globo.
Da televisão, a fama do "pedaço do interior que deu certo" ganhou as páginas de jornais e revistas, atraindo desempregados e aventureiros de toda parte do país.
Foi assim que a decoradora Maria Machado de Melo, 57, acabou em Ribeirão Preto. Vendeu o apartamento em São Paulo e veio conhecer a famosa "Califórnia Brasileira", a 319 km de São Paulo .
"Agora está difícil de ir embora porque não consigo nem vender a casa que construí aqui."
A comparação com o Estado da Califórnia nunca foi aprovada por meio de concurso ou votação, apenas se fixou por causa da propaganda e se associou a todos os setores da economia local.
"A idéia agora é que ninguém atrele o slogan a uma atividade específica da economia local", disse Márcio Santiago de Oliveira, presidente do Ribeirão Conventions Visitors Bureau, entidade sem fins lucrativos criada para incentivar o turismo nas cidades da região.
A melhor sugestão de nome será premiada em setembro com um final de semana em um dos hotéis de Ribeirão Preto, com tudo pago, mais passeios turísticos pelos municípios da região.
O resultado deverá sair no próximo mês, segundo previsão dos organizadores da campanha.
Uma junta que reúne associações do comércio, incluindo de publicitários, irá escolher o novo slogan para Ribeirão Preto.
Em princípio, a nova mensagem será usada em todas as campanhas a favor do turismo regional. (ALESSANDRO SILVA)



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