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Cidade faz campanha contra 'Califórnia'
da Folha Ribeirão
Conhecida
desde a década
de 80 como a
"Califórnia Brasileira", a cidade
de Ribeirão Preto quer mudar
de nome.
A intenção é de um grupo de empresários, que considera negativo
o estigma deixado pelo slogan.
"Esse apelido foi danoso porque
o município acabou sofrendo um
aumento repentino da população,
o que causou perda na qualidade
de vida", disse Gilberto Maggioni,
presidente da ACI-RP (Associação
Comercial e Industrial de Ribeirão
Preto).
A campanha para a escolha do
novo nome foi lançada no dia 7 e o
resultado deve ser conhecido em
julho. Todos podem participar
com sugestões.
O termo surgiu pela primeira vez
em 87, em uma reportagem publicada no "Jornal do Brasil" e que
acabou utilizada pela Rede Globo.
Na época, era a "Califórnia Paulista", nome que depois sofreu mudança.
Ribeirão Preto era comparada
com as cidades do Estado da Califórnia, região quente e rica na costa oeste dos EUA.
Na época, a economia da região
se sustentava na produção de cana-de-açúcar e de álcool. O setor
sucroalcooleiro gerava cerca de 90
mil empregos diretos.
"O apelido foi positivo, do ponto
de vista que várias empresas vieram para a região. É claro que o
progresso também traz problemas", afirmou o empresário Luiz
Lacerda Biagi, que deu a entrevista
ao "Jornal do Brasil" e à Globo.
Da televisão, a fama do "pedaço
do interior que deu certo" ganhou
as páginas de jornais e revistas,
atraindo desempregados e aventureiros de toda parte do país.
Foi assim que a decoradora Maria Machado de Melo, 57, acabou
em Ribeirão Preto. Vendeu o apartamento em São Paulo e veio conhecer a famosa "Califórnia Brasileira", a 319 km de São Paulo .
"Agora está difícil de ir embora
porque não consigo nem vender a
casa que construí aqui."
A comparação com o Estado da
Califórnia nunca foi aprovada por
meio de concurso ou votação, apenas se fixou por causa da propaganda e se associou a todos os setores da economia local.
"A idéia agora é que ninguém
atrele o slogan a uma atividade específica da economia local", disse
Márcio Santiago de Oliveira, presidente do Ribeirão Conventions Visitors Bureau, entidade sem fins
lucrativos criada para incentivar o
turismo nas cidades da região.
A melhor sugestão de nome será
premiada em setembro com um final de semana em um dos hotéis de
Ribeirão Preto, com tudo pago,
mais passeios turísticos pelos municípios da região.
O resultado deverá sair no próximo mês, segundo previsão dos organizadores da campanha.
Uma junta que reúne associações
do comércio, incluindo de publicitários, irá escolher o novo slogan
para Ribeirão Preto.
Em princípio, a nova mensagem
será usada em todas as campanhas
a favor do turismo regional.
(ALESSANDRO SILVA)
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