Ribeirão Preto, Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barretos adota "tratamento de choque"

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Barretos decidiu adotar um "tratamento de choque" para alertar a população sobre os riscos da dengue. No início deste mês, foram instalados na cidade 50 outdoors com imagem de um paciente que morreu de dengue hemorrágica em dois dias.
Na imagem, o homem aparece com manchas escuras no rosto, consequência da forma mais grave da dengue, que prejudica a coagulação sanguínea. Os dentes e a gengiva do paciente também têm sangue.
"O feijão com arroz não estava mais surtindo efeito. Recebemos críticas negativas, mas a população começou a ficar assustada", disse o secretário da Saúde, Mussa Calil Neto.
Barretos foi colocada pelo Ministério da Saúde como um dos dez municípios do país com risco de surto da doença em decorrência do Índice de Breteau elevado, 5,51%. O índice mede a quantidade de imóveis, a cada 100 vistoriados, que apresentam criadouros com larvas do mosquito da dengue. O índice tolerável pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é 1%.
Para Roberto Medronho, pesquisador em dengue e chefe do Departamento de Medicina Preventiva da UFRJ, a campanha deve trazer resultados positivos. "Infelizmente a dengue é tida como uma doença benigna pela população. A dengue é uma doença traiçoeira, que pode evoluir para casos mais graves", disse.


Texto Anterior: Região é a de maior risco para dengue em SP
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.