Ribeirão Preto, Domingo, 24 de Dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Carlos usa atendimento integrado

DA FOLHA RIBEIRÃO

Políticas públicas de atendimento integrado são os principais meios de combate à criminalidade e ao abandono dos adolescentes em São Carlos (101 km de Ribeirão Preto).
Ao todo, são 11 centros comunitários que atendem aos bairros com todos os tipos de atividades, voltadas para crianças e adultos. Os cursos vão desde dança e esportes até datilografia.
Também existe nesses locais um esquema de reforço escolar. Mensalmente, 1.500 pessoas frequentam os centros.
Em trabalho conjunto com a Justiça -a Vara da Infância e da Juventude-, adolescentes que ficam nas ruas vendendo chicletes e balas e pedindo dinheiro são convidados a frequentar os centros, para terem uma vida mais digna.
Quando eles atendem ao convite, é feito um cadastro dessas crianças, que recebem atendimento diferenciado.
Elas frequentam palestras educativas, cursos profissionalizantes e realizam atividades variadas. O projeto também tenta levá-los de volta às famílias -tarefa nem sempre fácil.
Num outro projeto, em conjunto com a Secretaria da Saúde de São Carlos, é proporcionado aos jovens envolvidos com drogas um atendimento ambulatorial de emergência.
Em seguida, após serem analisados por assistentes sociais, são encaminhados a um tratamento adequado com profissionais. Atualmente, 30 adolescentes participam do programa.


Texto Anterior: Infância recuperada 3: Região aposta em união família-adolescente
Próximo Texto: Adolescente de rua é um dos alvos em Franca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.