Ribeirão Preto, Domingo, 24 de Dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Araraquara mostra projeto inusitado

DA FOLHA RIBEIRÃO

Araraquara (85 km de Ribeirão Preto) trabalha com projetos inusitados, que estimulam o gosto dos adolescentes e os tiram da rua e do trabalho infantil.
Um exemplo é o projeto Pagode, desenvolvido para que as crianças, aprendendo a tocar e cantar, aumentem o gosto pela música, se afastando dos problemas das ruas.
Outro trabalho musical é a banda municipal, que estimula os jovens a aprenderem a manejar os instrumentos e oferece palestras sobre temas ligados à infância e à adolescência.
Dois programas ensinam profissões aos jovens: o Garotos e Garotas e a Unidade Móvel de Costura, que ensinam profissões nos bairros carentes da cidade. No caso do Garotos e Garotas, ele é especificamente para adolescentes até 18 anos.
Também existem no município, em sistema de abrigo, diversas casas para onde as crianças são encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pela Justiça.
No Nosso Ninho, são recebidos jovens de ambos os sexos com deficiências. Nas casas Lar Juvenil e Nossa Casa Abrigo, moram somente meninos -crianças e adolescentes.
Na Casa da Criança Cristo Rei e na Renascer são abrigados adolescentes de ambos os sexos. Na Casa Betânia, o atendimento é para mães solteiras carentes. "Minha sobrinha passou pela Casa Betânia, já que a família não tinha como mantê-la com o filho", disse a desempregada Tânia de Souza.


Texto Anterior: Adolescente de rua é um dos alvos em Franca
Próximo Texto: Desarticulação pode fazer criança ser atendida por vários programas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.