Ribeirão Preto, Sábado, 25 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARARAQUARA

Barbieri anuncia retomada de construção de termelétrica

DA FOLHA RIBEIRÃO

O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), anunciou anteontem que o investimento da empresa ARS em uma usina termelétrica na cidade pode ser retomado. A informação, segundo ele, foi dada por sócios da empresa, em reunião feita na semana passada.
O investimento depende, disse Barbieri, da participação da ARS em um leilão de energia que acontecerá em 27 de agosto. Se a empresa obtiver sucesso na venda da energia a ser produzida em Araraquara, a usina será construída, disse o prefeito.
Nesse tipo de leilão, são firmados contratos de fornecimento de energia de médio e longo prazo. Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), do Ministério de Minas e Energia, cerca de 120 usinas participarão do leilão. A energia contratada será fornecida a partir de 2012. Anunciada em 2001, ainda em meio à "crise do apagão", a termelétrica de Araraquara previa investimentos de U$ 300 milhões e a geração de 200 empregos. Problemas com o licenciamento ambiental atrasaram o início das obras.
De acordo com Barbieri, a empresa não confirmou se os valores anunciados à época serão mantidos. Quanto às licenças ambientais, ele disse que todas já foram concedidas e, caso o investimento seja confirmado, deve ficar pronto até 2011.
Além dos problemas com as licenças, Barbieri apontou a falta de regras do setor energético e o baixo crescimento da economia brasileira como fatores que desestimularam o início da construção da termelétrica antes. "Agora, com o país crescendo, as empresas têm um novo estímulo para investirem nas termelétricas."
A reportagem entrou em contato ontem com o escritório da ARS, sediado em São Paulo, para confirmar o investimento, mas nenhum funcionário da empresa não ligou de volta.


Texto Anterior: Foco: Internos da Fundação Casa poderão apitar jogos do Campeonato Amador
Próximo Texto: Comércio tem alta de 2,33% em junho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.