Ribeirão Preto, Sábado, 25 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio tem alta de 2,33% em junho

O frio foi o principal fator apontado como motivo da alta em junho em relação ao mesmo mês do ano passado

DA FOLHA RIBEIRÃO

O frio foi o grande responsável pelo aumento de 2,33% nas vendas de junho do comércio de Ribeirão Preto, segundo levantamento do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto).
O setor de vestuário foi o principal causador da alta. Ele apresentou crescimento de 13,7% em comparação com junho do ano passado -foi o segmento que mais teve crescimento (veja quadro ao lado).
"O frio veio com mais força este ano e as vendas de agasalhos certamente contribuiu para o crescimento do mês", disse Marcelo Bosi Rodrigues, economista do sindicato.
O frio também esquentou as vendas do setor de tecidos e enxovais, que tiveram aumento de 5,7%, mesmo percentual dos móveis, segmentos que dividiram o segundo lugar.
O responsável pela pesquisa disse que está otimista para o segundo semestre. "Nossa expectativa é exorcizar esta crise. Já sentimos que as vendas melhoraram bastante desde o início do ano, quando a crise começou a mostrar sua força", disse o economista.
Ele enxerga na crise um ponto favorável para o comércio local. "Muitas pessoas deixaram de viajar após a crise. Com isso, usaram mais o comércio da cidade", afirmou.
O desempenho foi exatamente o mesmo do registrado em junho de 2008. Há um ano, a pesquisa indicou que junho teve crescimento de 2,33% em relação ao mesmo período de 2007. Em junho de 2007, o avanço havia sido de 5,23%, e em 2006 e 2005, de 5,9% e 5,4%, respectivamente.
Segundo a pesquisa, 22,6% das vendas foram realizadas a prazo. Já as vendas à vista e no cartão representaram 77,4%. Outro ponto avaliado é a pesquisa de satisfação: metade dos lojistas consideraram junho de 2009 melhor do que 2008.


Texto Anterior: Araraquara: Barbieri anuncia retomada de construção de termelétrica
Próximo Texto: Um dia só: Grevistas de usina da Santelisa Vale retornam ao trabalho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.