Ribeirão Preto, Domingo, 29 de Abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura vê mudança como opção para seguir no mercado

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O aumento da produção de abacate em Jardinópolis, que gradativamente vem substituindo o cultivo da manga, é visto pela Secretaria de Agricultura da cidade como uma opção que os produtores locais encontraram para continuar no mercado.
Segundo o secretário da Agricultura Antônio Carlos Lipone, 51, um dos fatores que proporcionaram a maior aceitação da fruta foi a alta rentabilidade do produto e sua fácil adaptação ao município. "O custo de produção do abacate é cerca de 60% menor do que o da manga", afirmou à Folha o secretário.
Para o agrônomo João Lúcio Marasco, 60, o avanço do cultivo do abacate nas fazendas locais pode ser explicado também pelos vários problemas que os produtores de manga enfrentam.

Chuva
Marasco afirmou que, durante a produção, o excesso de chuvas na região causa várias doenças relacionadas aos fungos, prejudicando o produtor.
Segundo ele, a manga não exige um solo fértil como o abacate, mas está sujeita a esses tipos de doença.
"Já para o abacate, quanto mais chuva melhor", afirmou.
Segundo o produtor de Jardinópolis Rafael Augusto Brigliadori, 46, o cultivo da manga é um risco. Para ele, a única coisa que se sabe ao certo são os valores das despesas. "No caso da manga, nunca temos certeza sobre a colheita e a venda. A produção sempre é uma incógnita."
Assim, o cultivo da manga, que antes tinha uma grande aceitabilidade em Jardinópolis, tornando a cidade a "capital da manga", está sendo substituído.
Devido ao clima quente, a região nordeste do país está sendo favorecida em relação ao cultivo da fruta.


Texto Anterior: Agricultura :Jardinópolis abandona "mito" da manga
Próximo Texto: Mão-de-obra barata faz produtor trocar manga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.