São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ATALHO

José Antonio Ramalho

Saiba como fazer a troca para o Windows 7

Dificuldade: Média

Tenho um notebook que veio instalado o Windows Vista Home Basic. Ele tem um processador Intel Celeron M 430, memória de 2 Gbytes e HD SATA 80 Gbytes. Posso mandar formatar para Windows 7? Ele tem capacidade para suporte do programa? Ou terá que ser XP?
MAIRA

1
Inicialmente, todo computador que tem Windows Vista pode fazer o upgrade para o Windows 7, sem a necessidade de formatar o disco e, sendo assim, perder as configurações atuais dos programas instalados.

2
Já quem tem o Windows XP instalado na máquina, precisa executar o procedimento a partir do zero. Isso quer dizer, seguindo as instruções pelas quais os dados e a partição do disco rígido que possui o XP instalado serão completamente apagados.

3
A instalação do Windows 7 exige uma máquina com, no mínimo, 1 Gbyte de memória, processador com 1 GHz e 16 Gbytes livres de disco para a versão 32 bits (ou 20 Gbytes para versões de 64 bits). O Windows 7 deverá apresentar uma performance melhor do que o seu antecessor, porém trabalhar com uma máquina perto dos requisitos mínimos de hardware sempre implicará numa performance sofrível do sistema operacional.

4
Por isso, recomendo pelo menos 2 Gbytes de memória, mas 3 ou 4 Gbytes serão melhor ainda. Os novos programas criados para o Windows 7 certamente serão mais consumidores de memória do que programas escritos há alguns anos.

5
Antes de fazer o upgrade, principalmente em notebooks, verifique no site do fabricante se existe a necessidade de atualizar algum software ou driver do notebook para que funcione adequadamente com a nova versão do sistema operacional.




Dificuldade: Média

Recentemente adquiri um laptop Sony Vaio com processador i7 e 6 Gbytes de RAM que veio com o Windows 7. O problema é que tenho um programa de projeto que não aceita instalação em sistemas operacionais com 64 Bits, somente com 32 Bits. Tenho como solucionar esse problema sem perder em performance do computador?
MOACYR VASCONCELOS JÚNIOR

1
Quando comparado ao sistema operacional de 32 bits, o de 64 bits tem como uma de suas características a capacidade de acessar muito mais memória. Os PCs que funcionam com Windows 32 bits não enxergam, na prática, mais do que 3.2 Gbytes de memória.

2
Se o leitor instalar uma versão de 32 bits na sua máquina, perderá, de imediato, o acesso aos 6 Gbytes de memória instalados e a performance propiciada pelos 64 bits. Se esse for o seu equipamento de trabalho e o software for fundamental, mudar para a versão 32 bits será a alternativa. Mas verifique com o fabricante do software a disponibilidade de uma versão de 64 bits.

DÚVIDAS? ESCREVA PARA
atalho.tec@uol.com.br


Texto Anterior: Celular também é usado como arma comercial
Próximo Texto: Teste USP: Novo Firefox beta tem bons recursos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.