São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TESTE USP

Novo Firefox beta tem bons recursos

Com interface renovada, versão preliminar do navegador tem ferramenta que exibe miniatura de abas abertas

Como o software ainda está em testes, existem problemas como uso excessivo de memória e fechamento inesperado

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO

ESPECIAL PARA A FOLHA

Desenvolvido pela Mozilla Foundation, o software Firefox é um navegador gratuito e de código aberto, que pode ser utilizado em várias plataformas, como Windows, Linux e Mac OS X.
Atualmente, ele ocupa a segunda colocação entre os navegadores mais usados no mundo, de acordo com a Net Applications. O Internet Explorer, da Microsoft, fica em primeiro lugar.
Estima-se que 23% de todos os usuários de internet utilizem o Firefox como navegador principal -ou seja, aproximadamente 410 milhões de pessoas.
A versão atual do navegador é a 3.6. Foi lançada recentemente uma versão chamada 4.0 beta (de testes), destinada aos usuários que desejam testar as novas funcionalidades que estão sendo desenvolvidas e que serão incorporadas ao software final em versões futuras.
Vale lembrar que softwares de testes costumam apresentar instabilidade e não são recomendados para usuários que utilizam o navegador com frequência.
São vários os recursos que os usuários encontrarão na versão final do navegador, desde mudanças na interface até implementações de novos esquemas de segurança.
As mudanças na interface são bem notáveis, e o que chama atenção logo de início é a nova localização das abas. Agora elas ocupam a parte superior do navegador, acima da barra de endereços.
Outro recurso inovador é a função panorama. Com ela, é possível organizar as suas abas em grupos diferentes e ter uma visão geral de todas elas, em miniaturas.
Ainda na questão da interface, apenas para os usuários do sistema operacional Windows 7, todos os botões de acesso aos menus foram reduzidos para apenas um botão, deixando o visual do navegador ainda mais leve.
O software implementou um novo esquema de segurança, chamado HSTS (HTTP Strict Transport Security), que faz com que o navegador obrigatoriamente estabeleça uma conexão segura com o servidor web, caso este forneça uma.
Dessa maneira, tenta-se impedir os hackers de interceptar dados.

PROBLEMAS
Nos testes foram observados alguns problemas de desempenho, como uso excessivo de memória e fechamentos inesperados do programa. Esses problemas apenas reforçam a ideia de que softwares beta apresentam comportamentos inesperados e que não é recomendado utilizá-los com frequência.


Texto Anterior: Atalho - José Antonio Ramalho: Saiba como fazer a troca para o Windows 7
Próximo Texto: #Prontofalei - Luli Radfahrer: Não tome Ecstasy, tome Viagra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.