São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 1999

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Integração é primordial

da Reportagem Local

Para melhorar a qualidade de uma empresa, é primordial o empenho do proprietário e a participação dos funcionários.
"Deve ocorrer uma mudança no comportamento da direção da empresa, que deve ficar mais próxima dos funcionários, ouvindo suas idéias", diz Alexandre Rangel, 47, diretor da Sociedade Brasileira da Qualidade, consultoria que ministra cursos na área.
Entre as empresas que adotam os programas, o aumento da comunicação entre funcionários e proprietários é apontado como um dos pontos mais positivos.
Na Centurion, empresa especializada em segurança, os diretores receberam 1.700 sugestões dos vigilantes na primeira semana. "Cerca de 15% delas foram aplicadas imediatamente", conta Raul Toledo Cardoso, 42, diretor administrativo.
Além da adoção de uma caixa de sugestões, são realizadas reuniões semanais. "Antes, o vigilante era colocado de lado na empresa. Com a política de qualidade, percebemos que eles são o topo da pirâmide, pois estão ao lado dos clientes."
Mudanças no espaço físico e nos uniformes estão entre as sugestões colocadas em prática. Os resultados foram o aumento de 8% no faturamento, vigilantes mais motivados e clientes satisfeitos. "Uma pesquisa mostrou que 60% dos usuários dos nossos serviços perceberam a mudança."
Na auto-escola Monza, a resposta dos clientes também foi positiva. "Antes, não resolvíamos os problemas e eles iam acumulando. Hoje, procuramos descobrir o motivo da falha e buscamos uma solução para não repeti-la", conta Cícero Barros, 30, proprietário.

Sociedade Brasileira da Qualidade: (011) 5505-0258.



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