São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decorar veículo ajuda a divulgar negócio

da Reportagem Local

Você já pensou em transformar o carro de sua empresa em uma "propaganda ambulante"? Hoje, é comum decorar o veículo com uma película adesiva, mais resistente e de fácil manutenção, que ajuda a divulgar o negócio.
De olho nesse mercado, algumas franquias que atuam na área de sinalização já oferecem esse tipo de serviço.
"Segundo a American Trucking Association (associação norte-americana das transportadoras de carga), um caminhão decorado provoca 10 milhões de impactos visuais por ano", conta Adriana Alves de Oliveira, 27, do departamento de marketing da divisão de comunicação gráfica da 3M, que fornece a película.
O preço do serviço varia segundo a área a ser aplicada e depende do material utilizado.
Na franquia Fastsigns, colocar o logo da empresa e o telefone nas duas portas custa R$ 90. Decorar toda a lateral de um Fiat Fiorino com fotos chega a R$ 500. Inteiramente decorado, esse mesmocarro exige gastos de até R$ 2.500, dependendo da aplicação.
Já a decoração do compartimento de carga de uma moto, utilizada em entregas em domicílio, custa entre R$ 90 e R$ 180.
"Esses preços valem para todo o projeto, desde o tratamento da imagem até a aplicação", afirma Renato Claro, 32, master-franqueado da Fastsigns.
Na hora de fazer o serviço, o empreendedor deve tomar cuidado com a película adesiva. A que tem maior durabilidade, a Controltac, também é a mais cara. As empresas costumam oferecer outros tipos de vinil -material da película adesiva-, que podem encolher com o tempo ou mesmo enrugar.
Na Plamarc, o metro quadrado de um serviço feito com o Controltac sai por R$ 200. "Também existe um vinil inferior, que só recomendamos para promoções temporárias. Nesse caso, o preço cai para R$ 90", conta Ari Madoenho, 48, gerente de produto.

Imagens
A imagem a ser aplicada no carro deve chamar a atenção de quem o vê na rua. "Não podem existir muitos detalhes, como informações sobre o produto. Não dá tempo de ler. O melhor é colocar o telefone e o nome da empresa", diz o master-franqueado da Fastsigns.
Outra opção é escolher uma palavra que defina o negócio: "congelados", "entregas", "cabeleireiros".
Outras franquias que promovem o serviço de identificação são a Allsigns e a Sign Express.

Allsigns: (011) 3871-5572; Fastsings: (011) 3872-5301; Plamarc: (011) 7967-0366; Sign Express: (011) 7295-8070.


Texto Anterior: Entenda os termos do franchising
Próximo Texto: Decoração dá resultado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.